Nativa do Nordeste Brasileiro, em especial nas Caatingas e Florestas deciduais, hoje pode ser encontrada em quase todo território nacional em paisagismo e arborização urbana. Seu nome cientifico é uma homenagem ao paisagista Auguste François Marie Glaziou, que ajudou na disseminação e na popularização da espécie.
Pode atingir de 12 a 15 metros de altura. Seu tronco largo, próximo a base, chega até 1 metro de diâmetro, e é utilizado para armazenamento de água em regiões de estiagem prolongada ou solos muito secos.
Em sua região de origem, a floração ocorre de Maio a Junho. Mas quando cultivada em outras regiões do País, a época de floração muda e cada exemplar pode florescer em uma época diferente.
Sua floração é extremamente atrativa para Periquitos, Beija-flores, Saíras, Sebites e varias abelhas. Suas flores desabrocham brancas com o miolo estriado em roxa/violeta, conforme envelhecem as flores se tornam bege com miolo amarronzado.
Tolera muito bem terrenos pedregosos e bem drenados. Trata-se de uma espécie de fácil multiplicação e de rápido crescimento, facilmente ultrapassando 2 metros de altura em menos de 2 anos de idade, é indispensável no reflorestamento e recuperação de áreas de degradadas.
Excelente para o paisagismo de grandes áreas, como parques e jardins públicos, devido ao seu rápido crescimento e beleza.
Sementes e Mudas disponíveis em:
Kommentare