Espécie de médio porte em comparação as outras espécies do gênero, pode alcançar de 20 até 30 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 30 a 60 cm de diâmetro, com casca lisa e escura. Raramente passa de 8-10 metros de altura quando cultivada.
Ocorre naturalmente de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, geralmente associada a regiões montanhosas e de altitude, que lhe confere o nome de ´´da Serra´´.
Como varias espécies da família, é super adaptada a solos aluviais e muito úmidos, o que a torna interessante para o plantio e reflorestamento em áreas ciliares.
Produz floração na cor vermelho-tijolo, iniciando em meados de julho e por vezes prolongando-se até setembro. Sendo uma das espécies de Erythrina com floração mais longa e duradoura.
É uma das poucas espécies de Mulungu que eventualmente floresce na presença de folhas na árvore, enquanto as outras espécies florescem totalmente despidas de folhagem.
Sua floração atrai diversas espécies de aves, como beija-flores, sebites, saíras, mas especialmente psitacídeos como Periquitos, Maritacas e Papagaios.
Planta pioneira e de crescimento rápido, tolerante a frio e geadas. Extremamente ornamental e útil para paisagismo e reflorestamento. Deve ser plantada sempre pleno sol.
Mudas dessa linda árvore Nativa disponíveis em:
Comments