Conhecida popularmente por Cereja do Cerrado, Cerejinha da Praia, Cerejinha do Campo, Grão de Galo, Murta Vermelha ou Pitanguinha do campo, entretanto esses nomes populares também se referem a outras espécies da mesma família, o que geralmente causa confusão.
A Cereja do Cerrado é geralmente um arbusto, de 50 a 80cm quando adulta. Raramente atinge mais de 1 metro quando na sombra de outras árvores. Seus galhos são muitas vezes pendentes e deitados, devido também ao peso dos frutos nas pontas do ramos finos. Já sua folhas são finas e de tonalidade prateada, lembrando uma ´´Mini Oliveira´´.
A pesar de ser conhecida em comunidades locais e cidades do interior, onde cresce de forma espontânea, ainda é uma espécie muito rara em cultivo e difícil de ser encontrada. Principalmente pela dificuldade de multiplicação e cultivo.
A germinação das sementes leva de 90 a 120 dias para ocorrer. As mudas crescem sem dificuldade mas muito lentamente, raramente atingem mais de 5cm com mais de 1 ou 2 anos de viveiro.
Porém, quando plantada no chão torna-se uma planta muito rustica e de poucos cuidados. Crescendo de forma moderada e se adaptando até mesmo em solos pobres e lixiviados(ácidos).
A Floração e Frutificação da espécie é sempre durante o período chuvoso, como a maioria das árvores do Gênero. Ocorrendo de Outubro a Dezembro. A linda florada branca também é Melífera e atrai diversas espécies de abelhas e insetos.
Os frutos, apesar de meio adstringentes, são suculentos e podem ser consumidos em natura ou então processados. Eventualmente algumas espécies de pássaros descem ao solo para se alimentar de seus frutos nos ramos pendentes.
Planta com excelente potencial paisagístico, onde contraste dos frutos vermelhos com a folhagem prateada confere a espécie uma beleza singular.
A espécie possui ainda 2 variedades, consideradas por alguns como subespécies. A variedade com folhas estreitas e prateadas ocorre nos Cerrados do Brasil Central ou Campos Rupestres. Já a espécie de folhas verdes e arredondadas é mais características das Restingas de solos arenosas da Mata-atlântica.
´´MINI´´ mudinhas a venda sazonalmente em:
Comments