Sin.: Eucalyptus ficifolia
Existem no Brasil duas espécies distintas conhecidas como Eucalipto de Flor ou de Flores Vermelhas, sendo uma ´´Eucalyptus ptychocarpa´´ e a outra ´´Eucalyptus ficifolia´´. Devido a raridade de ambas as espécies e de mais materiais de identificação, ainda não sabemos a classificação correta de nossas matrizes.
Apesar de serem classificadas de forma distinta, ambas são praticamente idênticas e não apresentam grandes diferenças, segundo Livro: Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Originarias da costa Australiana, ambas as espécies, são árvore de pequeno a médio porte, não chegam a alcançar mais de 10 de altura na natureza, raramente passando de 5-6 metros quando cultivada em espaços abertos.
Produzem grande quantidade de flores durante quase todo o ano, que são extremamente atrativas para abelhas melíferas, borboletas e beija-flores. Porém o auge da florada se da nos meses chuvosos.
Suas numerosas inflorescências em corimbos terminais se desabrocham brancas ou rosas, depois passam para magenta e terminam vermelho-escuro.
Planta muito ornamental para plantio em alamedas ou no paisagismo. Produz excelente sombra sob a copa. Uma das melhores variedades de eucalipto para plantio visando a apicultura e produção de mel.
Variedade rústica e de fácil cultivo, gosta de regiões de clima quente. Aceita a maioria dos solos, desde que haja boa umidade. Seu crescimento é rápido.
Mudas dessa raridade lindíssima disponíveis em:
Voces tem sementes de variedade de Eucalipto??