Espécie tipicamente brasileira, ocorre na mata-atlântica do Espirito Santo e Minas Gerias até Santa Catarina. Sua regeneração natural na floresta é bastante rara. Porém, é bastante utilizada em pomares domésticos.
Como a maioria das ´´Myrtaceas´´ possui uma floração e frutificação abundante mas de curta duração. Sua floração ocorre em Outubro-Novembro e sua Frutificação em Novembro-Dezembro.
Sua floração é melífera, atraindo diferentes espécies de abelhas nativas. Sua frutificação também atrai varias espécies de pássaros. Existem variedades de Grumixama com frutos pretos, amarelos e vermelhos.
Da mesma forma que as outras árvores da familia, os frutos se prestam tanto para o consumo in-natura como para o preparo de doces e geleias. Mas com o mesmo inconveniente de serem habitualmente parasitados pela ´´Mosca da Fruta´´ ou ´´Bicho de Goiaba´´.
É uma árvore de copa frondosa e densa. Pode passar de 10 metros de altura na natureza. Mas raramente fica com mais de 5 metros em cultivo.
Aprecia qualquer tipo de solo com uma boa umidade e fertilidade natural. Pode ser cultivada tanto a sol pleno quanto na meia sombra. Também é uma ótima opção para cultivo em calçadas e arborização urbana. Seu único inconveniente é a sujeira provocada pela queda e tintura dos frutos que podem manchar roupas, carros ou revestimento em calçadas.
Mudas a venda em:
Comentarios