Sin.: Triplaris brasiliana
O Pau Formiga, também chamado de Pau de novato ou Formigueiro, recebe esse nome devido o tronco oco, que assim como as Embaúbas (Cecropia spp.), costuma abrigar colonias de formigas, que por sua vez, protegem a Árvore contra ataque de outros insetos e plantas trepadeiras .
Espécie nativa do Brasil, ocorrendo do Norte a Sul do País, geralmente associada a matas ciliares ou de galerias, visto a preferência da espécie em vegetar e crescer em solos úmidos e até alagadiços.
É muito confundido, e erroneamente associado ao Pau Formiga de Caracas ou Novateiro Vermelho da Venezuela (Triplaris caracasana), espécie exótica e muito utilizada na arborização urbana devido ao porte menor e floração mais avermelhada. A principal diferenciação entre espécies esta na época de floração. O Pau Formiga Nativo ( Triplaris americana ) floresce sempre de Agosto a Outubro. Já a espécie exótica (Triplaris caracasana) as flores despontam em meados de Março a Maio.
Trata-se de uma planta dioica, ou seja, as árvores possuem sexo separado. Onde apenas os indivíduos fêmeas produzem a floração rosada e as sementes aladas.
Os indivíduos machos possuem uma floração pequena e bem singela de coloração creme, sendo pouco chamativa e também não produzem sementes. Não sendo possível saber o sexo da planta antes da primeira floração aos 4 anos de idade.
Bastante ornamental, devido a florada exuberante e a copa em formato colunar. Pode ser utilizada facilmente em projetos paisagísticos e de arborização urbana, formando alamedas. Desde que não seja plantada sob fiação elétrica, já que pode ultrapassar os 20 metros de altura.
Espécie pioneira, o desenvolvimento das plantas no campo é super rápido, sendo uma das nativas de mais rápido crescimento, ultrapassando os 3 metros de altura em menos de 2 anos. Excelente para recuperação de nascentes e matas ciliares.
Sementes a pronta entrega para todo Brasil:
Comments