Sin: Rapanea ferrugiena ou Myrsine ferriginea
O nome capororoca ou pororoca é de origem Indígena. Pororoca – Do Tupi Guarani pororoca = estourar, rebentar. E se refere ao Barulho que a Madeira desta espécie faz quando queimada fogueiras.
Trata-se da espécie mais comum e também de crescimento mais rápido entre as capororocas. É uma árvore de 6 a 15 metros de altura, de copa colunar ou piramidal bem rala e estreita. Geralmente com casca fina e clara ou cinzenta.
As folhas são finas e compridas com textura aveludada, já a ponta dos ramos possui uma coloração amarelada e ferruginosa, bem característica.
Ocorre desde Pernambuco a Santa Catarina, em quase todas as formações florestais. Característica das formações secundarias e abertas da Mata Pluvial Atlântica. Geralmente associada a beira de córregos, nascentes ou margens de brejo.
Frutifica de Outubro a Dezembro. Seus frutos são muito apreciados por diversas espécies de Pássaros, que associada ao crescimento rápido a torna excelente para plantios mistos e recuperação de áreas degradadas. Atrai Sabiás, Arapongas, Saíras, Tiês, Maritacas, Periquitos, Araçaris, Jacús, Bem-te-vis, Tesourinha-da-mata, Gaturamos e diversas outras espécies.
Sementes e Mudas disponíveis em:
Comentarios