Sin: Cassia brasiliana
Espécie tipica da Mata atlântica, ocorre do Ceará ao Paraná. Aparece principalmente na Floresta Semidecidual, localizada sobre solos pobres ou rochosos, porém é encontrada também em matas de transição para o Cerrado e no Pantanal. Também conhecido como cássia, tapira-coiana, canafístula e canafrista.
Trata-se da maior espécie entre as tidas como ´´Chuvas de ouro´´, podendo medir de 10 a 20 metros de altura. Apesar do porte grande, possui um crescimento relativamente lento. Possui geralmente uma copa ampla e bem larga, ficando excelente como árvore de sombra para sítios, chácaras e grandes jardins.
Não deve ser confundida com a Acácia Imperial ou Chuva de Ouro Indiana (Cassia fistula) e nem coma Chuva de Ouro da Amazônia ou Lofantera (Lophanthera lactescens), também conhecidas pelo mesmo nome.
A Chuva de Ouro da Mata ( Cassia ferruginea ), floresce de Setembro a Novembro. Sendo a unica com flores extremamente perfumadas e inconfundíveis. Também possui as menores folhas, sendo essa composta por pequenos folíolos.
Seus frutos, do tipo vagem, e suas sementes são muito predados por insetos do tipo broca ou caruncho, o que torna difícil a coleta de sementes e diminui muito a propagação da espécie em viveiros.
Espécie bastante rustica e de fácil cultivo, não sendo muito exigente nos cuidados. Deve ser plantada sempre a sol pleno e em solos bem drenáveis, não tolerando encharcamento. Aconselha-se o plantio em áreas largas e espaçadas, devido ao grande porte da árvore.
Sementes venda no link:>
Comentários