top of page

Embaúba Branca ou Imbaúba do Brejo (Cecropia pachystachya)

Trata-se de umas das espécies mais emblemáticas da flora brasileira, primeiramente pelo aspecto e folhagem de fácil reconhecimento, o que permite distinção das demais árvores pela população, mas também pela vasta distribuição em quase todos os Biomas e por todo território nacional.


Embaúba Branca ou Imbaúba do Brejo  (Cecropia pachystachya)
Embaúba Branca ou Imbaúba do Brejo (Cecropia pachystachya)

Soma se a isso a sua enorme fama de ser muito atrativa à fauna, como Preguiças, Bugios, Morcegos mas principalmente aos pássaros, onde pode-se notar varias espécies visitando uma unica árvore no mesmo dia.


Considerada por muitos a árvore mais atraente para Avi-fauna, atraindo e alimentando dos menores Gaturamos a enormes Jacus e Tucanos. Por conta disso, é muito procurada por ambientalistas e observadores de aves, já que tem um papel fundamental para o ecossistema local.


Jacu na Embaúba Branca  (Cecropia pachystachya)
Jacu na Embaúba Branca (Cecropia pachystachya)

O termo Embaúba vem do ´´Tupi´´ e significa “arvore de tronco oco”, tal caracteristica permite que certas espécies de formigas vivam dentro dessas cavidades fazendo ninhos e formando colonias, que em simbiose, protegem a arvore contra a herbivoria de outros insetos como lagartas e gafanhotos.


Frutos da Embaúba Branca  (Cecropia pachystachya)
Frutos da Embaúba Branca (Cecropia pachystachya)

Ao contrario de sua irmã próxima e muito confundida Embaúba Prateada (Cecropia hololeuca), a Embaúba Branca é considerada naturalmente uma arvore de pequeno porte, atingindo de 4 a 8 metros de altura. Habita e vegeta em áreas abertas como capoeiras, restingas e várzeas. Raramente é encontrada no interior da mata densa, sendo mais frequente como pioneira em áreas recém degradadas.


Paisagismo com Embaúba Branca  (Cecropia pachystachya)
Paisagismo com Embaúba Branca (Cecropia pachystachya)

Frutifica o ano inteiro, mas com maior intensidade no período de chuvas de novembro a abril. Os frutos são comestíveis, com sabor levemente semelhante ao figo, porém pouco apreciados para consumo humano.


Frutos Femininos da Embaúba Branca  (Cecropia pachystachya)
Frutos Femininos da Embaúba Branca (Cecropia pachystachya)

Trata-se de uma planta dioica, ou seja, as árvores possuem sexo separado. Onde apenas os indivíduos fêmeas produzem os frutos de cor acinzentada com semente e polpa atraente aos Pássaros.


Inflorescência masculina da Embaúba Branca  (Cecropia pachystachya)
Inflorescência masculina da Embaúba Branca (Cecropia pachystachya)

Já os indivíduos masculinos produzem apenas uma inflorescência amarela ou creme, sem polpa comestível e sem sementes, mas com polem e muito atrativo para abelhas nativas. Não existindo formas de como diferenciar o sexo da planta antes dos 3-4 anos de idade.


Embaúba Branca ou do Brejo em mata ciliar  (Cecropia pachystachya)
Embaúba Branca ou do Brejo em mata ciliar (Cecropia pachystachya)

É uma espécie muito rustica vegetando bem em qualquer tipo de solo, desde os arenosos, pedregosos até os encharcados, mas sempre preferindo locais com alta umidade. Como planta pioneira tem crescimento extremamente rápido, facilmente ultrapassando os 2 metros de altura em menos de 2 anos.


Sementes a venda em:


Mudas a venda em:



Muda Embaúba ( Cecropia pachystachya ) - Plante Pássaros
Muda Embaúba ( Cecropia pachystachya ) - Plante Pássaros



47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo