Devido a essa espécie perder as folhas durante a floração e ainda florescer na mesma época que os Ipês, isso faz com que muitas pessoas leigas pensem se tratar de um ´´IPÊ VERMELHO´´, espécie está que não existe naturalmente.
O Mulungu Vermelho Grande trata-se de uma espécie de grande porte, sendo a maior do gênero. Pode alcançar de 25 até 35 metros de altura em meio a mata, com tronco ereto e cilíndrico de 30 a 60 cm de diâmetro.
Seu tronco é bem característico e de fácil reconhecimento, devido as estrias (listras) verticais, sendo uma característica unica desta espécie.
Possui uma distribuição geográfica mais restrita, ocorrendo naturalmente apenas na mata pluvial atlântica (ombrófila densa), do Sul do estado da Bahia até São Paulo.
Produz floração vermelho rubro em meados de Agosto. Sendo uma das espécies de Mulungu (Erythrina) com a floração mais vermelha, exuberante e intensa. Porém, também de curta duração, raramente durando mais que 1 semana.
Apesar de ainda ser pouco cultivada ou plantada, principalmente em comparação as Paineiras e Ipês, é uma espécie que pode ser empregada facilmente no paisagismo e na arborização urbana das cidades, desde que não seja sob fiação elétrica.
Por ser uma espécie de fácil multiplicação e de rápido crescimento, facilmente ultrapassando 2 metros de altura em menos de 2 anos de idade, é indispensável no reflorestamento e recuperação de áreas de Mata-atlântica.
Mudas dessa linda árvore Nativa disponíveis em:
Comentarios