top of page

Moringa ou Acácia Branca ( Moringa oleifera )

Sin: Moringa ovalifolia

Moringa oleifera
Moringa oleifera

Apesar do nomes Rabanete de Cavalo, Quiabo de Quina ou Acácia-branca, a espécie tornou-se mais conhecida pelo seu nome cientifico ´´Moringa´´. Trata-se de uma árvore de pequeno a médio porte, raramente atinge mais de 6 metros de altura quando em cultivo.


Moringa oleifera
Moringa oleifera

Originalmente é uma planta nativa dos Himalaias, na Índia. Mas rapidamente se espalhou por diversas regiões do planeta devido às inúmeras aplicações e utilidades que possui, principalmente como planta medicinal e alimentar.


Moringa oleifera
Moringa oleifera

Muito adequada para arborização de parques e jardins, é uma espécie florífera eventualmente encontrada em arborização urbana. De crescimento super rápido, é também uma planta leguminosa fixadora de nitrogênio e excelente produtora de Biomassa, sendo utilizada em larga escala em projetos de Agrofloresta e Adubação Verde.


Das sementes, também pode-se produzir um pó, utilizado no tratamento da água. Purificando e eliminando impurezas que decantam rapidamente para o fundo do recipiente.


Moringa oleifera
Moringa oleifera

E espécie é muito procurada e cultivada por seu valor nutricional, sendo considerada uma fonte de alimento riquíssima de proteínas e vitaminas, tanto para alimentação humana quanto de animais.


Folhas podem ser consumidas como complemento em saladas, em sucos, vitaminas, ou até como tempero em pratos mais elaboradas como sopas, bolinhos, carne cozida e etc. A farinha das folhas também é aproveitada como um suplemento alimentar.

Moringa oleifera
Moringa oleifera

Espécie muito rustica, de fácil cultivo e de rápido crescimento. Deve ser plantada sempre a pleno sol. Aceita a maioria do solos, desde que sejam bem drenáveis, não tolerando encharcamento. As mudas crescem rapidamente e florescem em pouco tempo após o plantio. Depois de bem estabelecida, ela torna-se tolerante à períodos de estiagem.


Moringa oleifera
Moringa oleifera

Sementes a pronta entrega em:



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo