De longe a espécie mais comum e mais plantada entre os Jacarandas nas ruas e avenidas das grandes cidades. Muito resistente ao frio e a geadas, essa espécie se tornou comum e popular em quase todo o Mundo, sendo plantada até mesmo em Países do hemisfério norte.
Pertence à família Bignoniaceae(mesma dos Ipês), e é nativa da Argentina e Bolívia. Não é nativa e não ocorre naturalmente no sul do Brasil, como alguns apontam erroneamente. Geralmente é confundido com outras espécies nativas de Jacarandá, como o Jacarandá de Minas ( Jacarandas Cuspidifolia ) e Jacarandá Caroba do Sul ( Jacaranda micrantha ).
O jacarandá-mimoso é uma árvore decídua ou semi-decídua, ou seja perde todas as folhas ou parte delas para florescer. Esse comportamento varia muito de acordo com a condição do clima e também de cultivo. Quanto mais frio e seco for o inverno, menos folhas e mais flores a espécie dará na primavera.
Em locais menos frios e mais úmidos, torna-se comum florescer na presença de folhas, o que diminui o impacto de beleza da floração. Porém, a florada torna-se mais longa e duradoura, podendo prolongar-se por até 3 meses.
Também costuma ter o crescimento mais rápido quando comparado a seus parentes próximos (Ipês). É uma espécie que não apresenta raízes laterias ou agressivas, ainda que tenha um porte grande 8 a 10 metros, pode ser facilmente plantado em calçadas.
Árvore muito ornamental, de pequeno a médio. São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido. Espécie bastante rustica e de fácil cultivo, não sendo muito exigente nos cuidados, pode ser amplamente cultivada por todo o Brasil. Deve ser plantada sempre a sol pleno e em solos bem drenáveis, não tolerando encharcamento.
Sementes a pronta entrega em:
https://www.plantepassaros.com.br/mimoso
Mudas a venda em:
https://www.mudasplantepassaros.com.br/mimoso
Comments