Sin: Machaerium aculeatum Radii
Apesar de ser popularmente chamado de ´´ Jacarandá ´´, essa espécie não tem nenhum parentesco ou similaridade com os Jacarandas de Flor (Família Bignoniaceae) como o Jacaranda de Minas e o Mimoso. Esta espécie pertence na verdade a Família Fabaceaa-Papilionoidae, mesma da Amburana, Sucupira e Mulungus.
Espécie Nativa do Brasil, ocorrendo naturalmente de Pernambuco ao Paraná em diversas formações florestais. Geralmente associada a áreas desmatadas ou em regeneração, como campos sujos e capoeiras.
Apesar de ser uma espécie com baixa germinação, tanto as mudas quanto a árvore costumam crescer rapidamente, atingindo até 3 metros de altura com menos de 2 anos. Chegando de 6 a 10 metros de altura quando adulta.
Ainda pouco cultivada para arborização ou ornamentação, devido ser uma planta espinhenta. Trata-se de uma árvore extremamente ornamental quando em flor. Sua floração se da no Verão, de Novembro a Fevereiro. Espécie melífera, atraindo algumas espécies de abelhas nativas.
Trata-se de uma espécie pioneira e muito rustica, indiferente as condições de solo. Chegando a crescer nas piores condições possíveis, desde várzeas inundáveis, taludes de estrada e até mesmo em solos pedregosos e extremamente secos.
Sementes a venda em:
Komentarze