Sin.: Tabebuia alba
Nativo da Caatinga e da Mata-atlântica decidual e semi-decidual, é geralmente encontrada em solos secos, pobres e pedregosos. Sendo também frequente nos terrenos cascalhentos da mata chaquenha do Pantanal Mato-grossense.
Suas flores brancas e rosadas são de curta duração, mas ainda sim de grande exuberância, não permanecendo na árvore por mais de 5 dias.
Costuma ser o Ultimo dos Ipês nativos a Florir, perdendo apenas para o Ipê Rosa Balsamo ( Tabebuia pentaphyla) que é exótico, florescendo com o inicio das chuvas
Ainda sim é uma ótima opção para paisagismo em geral, principalmente pelas folhas que adquirem tonalidade roxo-azuladas, antes de caírem para o florescimento.
Por ser uma espécie muito rustica e de crescimento mais rápido que outros ipês (Amarelo e Roxo), é indispensável no reflorestamento e recuperação de áreas de Mata-atlântica.
Por ser também um dos ipês nativos com menor porte, 5-8 metros no máximo, torna-se particularmente útil e interessante para arborização de ruas e avenidas. Podendo ser plantado até mesmo sob fiação elétrica.
Sementes e Mudas disponíveis em:
Comentários